terça-feira, 22 de março de 2016

O que é CRM?



       CRM ( Costomes Relationship Management) que em português quer dizer Gerenciamento da relação com o cliente, trata-se de um sistema integrado de gestão da interação com cliente. Em outras palavras o CRM é um processo dentro da empresa que coloca o cliente no centro dos negócios, assim percebendo ou antecipando as necessidades dos clientes atuais e potências.
            O CRM não é um software, e sim uma estratégia ou uma filosofia de trabalho, que a partir dessa filosofia foi criado os softwares. Esses softwares, chamados de sistemas CRM que servem para organizar e armazenar informações de clientes desde da primeira compra ou quando existir a revenda. Com essas informações armazenadas dos clientes no sistema pode-se prever até mesmo o que esse cliente irá necessitar no futuro.
          O marketing é essencial nesse processo do CRM, como o “one to one”, pois quem atua no marketing de uma empresa atua no contato direto com o cliente, através de SMS, e-mails e outros, mas nunca sufocando os clientes, assim coletando informações e armazenando-as no software sobre esses clientes.
         Em um mundo mais globalizado e competitivo, um bom relacionamento com clientes pode ser o diferencial entre empresas que competem no mercado. Uma empresa ganha vários benefícios inserindo o CRM nela, como um vasto histórico de informações sobre aquele cliente na hora da venda, munindo o vendedor de informações sobre aquele cliente, outro beneficio é o aumento de vendas ao mesmo cliente. Claro que se existe beneficio para a empresa, vai haver para o cliente, como a facilidade de compras, economia de tempo e dinheiro, acesso a informações de melhor qualidade através do atendimento ao cliente da empresa.


Autor: Francisco Diones Paiva Chaves

Referências:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Customer_relationship_management
http://resenhadevalor.com.br/resenha/2016/02/crm/
https://www.youtube.com/watch?v=65stxKcRCfE

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