O
que é CRM?
CRM ( Costomes Relationship
Management) que em português quer dizer Gerenciamento da relação com o cliente,
trata-se de um sistema integrado de gestão da interação com cliente. Em outras
palavras o CRM é um processo dentro da empresa que coloca o cliente no centro
dos negócios, assim percebendo ou antecipando as necessidades dos clientes
atuais e potências.
O CRM não é um software, e sim uma estratégia
ou uma filosofia de trabalho, que a partir dessa filosofia foi criado os
softwares. Esses softwares, chamados de sistemas CRM que servem para organizar
e armazenar informações de clientes desde da primeira compra ou quando existir
a revenda. Com essas informações armazenadas dos clientes no sistema pode-se
prever até mesmo o que esse cliente irá necessitar no futuro.
O marketing é essencial nesse processo
do CRM, como o “one to one”, pois quem atua no marketing de uma empresa atua no
contato direto com o cliente, através de SMS, e-mails e outros, mas nunca
sufocando os clientes, assim coletando informações e armazenando-as no software
sobre esses clientes.
Em um mundo mais globalizado e
competitivo, um bom relacionamento com clientes pode ser o diferencial entre
empresas que competem no mercado. Uma empresa ganha vários benefícios inserindo
o CRM nela, como um vasto histórico de informações sobre aquele cliente na hora
da venda, munindo o vendedor de informações sobre aquele cliente, outro
beneficio é o aumento de vendas ao mesmo cliente. Claro que se existe beneficio
para a empresa, vai haver para o cliente, como a facilidade de compras,
economia de tempo e dinheiro, acesso a informações de melhor qualidade através do
atendimento ao cliente da empresa.
Autor: Francisco Diones Paiva Chaves
Referências:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Customer_relationship_management
http://resenhadevalor.com.br/resenha/2016/02/crm/
https://www.youtube.com/watch?v=65stxKcRCfE
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