M-commerce
A vantagem do m-commerce em
comparação ao e-commerce é facilidade de conseguir informação, a qualquer
hora e em qualquer lugar, ou seja, um acesso com 24/7(24 horas por dia, 7 dias
por semana ). As empresas estão utilizando redes sem fio para expandir suas
vendas.Os bancos também são grandes
investidores no m-commerce, no último ano houve um crescimento de 50% nas
adesões de clientes no Banco do Brasil pelo celular. Hoje são 520 mil
usuários cadastrados, que fazem 31 milhões de transações por ano pelo celular.
De acordo com a empresa de pesquisas americana Gartne, a mobilidade deve
crescer muito nos próximos anos, as vendas de dispositivos móveis passaram de
1, 4 bilhões no ano de 2010.
Apenas com o acesso ao celular você pode
acessar dados, comparar preços, e se informar sobre diversos assuntos.
Não enfrenta trânsito e pode fazer uma compra ao andar na rua, a qualquer
instante. Um importante fator que está aumentando a sua importância é o
grande crescimento de vendas dos smartphone, ao mesmo tempo as conexões a Internet
e redes móveis também estão crescendo, possibilitando grandes negócios
via m-commerce. Uma aplicação móbile para comércio eletrônico não precisa de
grande vantagem, aonde clientes vão atrás dos produtos que o interessa,
lê comentários e concretizar a compra. A usabilidade é um dos fatores de
mais importância podendo ser uma desvantagem quando se trata de
m-commerce, tem que ser fácil de se utilizar e familiarizar.
Grandes fabricantes utilizam poderosas interfaces, áudio e vídeo
para chamar atenção dos usuários, porém os desenvolvedores que utilizam WAP
ainda têm limitações de multimídia, enfrentando uma falta de suporte imposto
pelos dispositivos móveis e pela banda de dados.Por isso um m-commerce tem que
ser projetado para um público específico, que saiba utilizar. Por ser uma
área de comércio elétrico muito novo no Brasil, e por não existirem muitos
sites especializados na área, o volume ainda de transações é baixo.
Existe na hora de desenvolver as resoluções dos dispositivos móveis, sendo que
cada um trabalha com uma diferente, são mais propícios a roubos, destruição e
quebra de informações confidenciais, possuem uma heterogeneidade de sistemas
operacionais e tecnologias, e ainda com recursos limitados.
Autor: Jalles Renan Lopes Barbosa
Referência: http://mundopediu.blogspot.com.br/2012/11/vantagens-e-desvantagens-do-m-commerce.html?m=1
Referência: http://mundopediu.blogspot.com.br/2012/11/vantagens-e-desvantagens-do-m-commerce.html?m=1
Nenhum comentário:
Postar um comentário