O que é E-Commerce ?
A Palavra e-commerce, em português significa comércio eletrônico, é uma modalidade de comércio que
realiza suas transações financeiras por meio de dispositivos e plataformas
eletrônicas, como computadores, celulares, Tablets e outros aparelhos eletrônicos que possam se conectar a internet. Um exemplo deste tipo de comércio é
comprar ou vender produtos em lojas virtuais.
Atualmente, dificilmente conseguiríamos agilizar os processos citados acima (compra, venda ou transações), se não fosse o processo do comércio eletrônico, pois nós consumidores, precisamos de uma forma mais fácil de conseguir produtos, realizar transações financeiras em locais diversos, que possa nos ajudar a solucionar algum tipo de problema em qualquer lugar que seja. No caso das compras e vendas, o comércio eletrônico funciona da mesma forma que uma loja física, mas para isso acontecer, o responsável por vender os produtos nos sites, precisam colocar imagens dos produtos, descrições técnicas, preços e formas de pagamento. Do outro lado, nós consumidores, buscamos em diversos portais por produtos que melhor atenda a nossa necessidade, sem sair de casa.
Esse mecanismo de venda pela internet, busca integrar toda a cadeia logística, desde a indústria, passando pelos atacadistas e distribuidores, e chegando ao consumidor final. Pela automatização das transações de compra e venda, as empresas podem produzir seus procedimentos manuais e baseados em papel e acelerar pedidos, entrega e pagamento de produtos e serviços.
Atualmente, dificilmente conseguiríamos agilizar os processos citados acima (compra, venda ou transações), se não fosse o processo do comércio eletrônico, pois nós consumidores, precisamos de uma forma mais fácil de conseguir produtos, realizar transações financeiras em locais diversos, que possa nos ajudar a solucionar algum tipo de problema em qualquer lugar que seja. No caso das compras e vendas, o comércio eletrônico funciona da mesma forma que uma loja física, mas para isso acontecer, o responsável por vender os produtos nos sites, precisam colocar imagens dos produtos, descrições técnicas, preços e formas de pagamento. Do outro lado, nós consumidores, buscamos em diversos portais por produtos que melhor atenda a nossa necessidade, sem sair de casa.
Esse mecanismo de venda pela internet, busca integrar toda a cadeia logística, desde a indústria, passando pelos atacadistas e distribuidores, e chegando ao consumidor final. Pela automatização das transações de compra e venda, as empresas podem produzir seus procedimentos manuais e baseados em papel e acelerar pedidos, entrega e pagamento de produtos e serviços.
Origem do Comercio Eletrônico
O significado de Marketing do Comércio Eletrônico (MCE) vem mudando ao longo dos últimos 30 anos. Originalmente, CE significava a facilitação de transações comerciais eletrônicas, usando tecnologias como Eletronic Data Interchange (EDI) e Eletronic Funds Transfer (EFT). Ambas foram introduzidas no final dos anos 70, a permitindo que empresas mandassem documentos comerciais como ordem de compras e contas eletronicamente. O crescimento e a aceitação de cartões de créditos, caixas eletrônicos,serviços de atendimento ao cliente (SAC) no final dos anos 80 também eram formas de CE. Apesar de a internet ter se popularizado mundialmente em 94, somente após cinco anos os protocolos de segurança e a tecnologia Digital Subscriber Line (DSL) foram introduzidos, permitindo uma conexão contínua com a Internet.
No Brasil, o
comércio eletrônico B2C surgiu
em 1995, logo depois da internet comercial. Entre as empresas pioneiras nas
vendas online, destaca-se Livraria Cultura, Grupo Pão de Açúcar, Lojas Americanas, Magazine Luiza e Booknet,
esta última foi comprada por um grupo de investidores e mudou o nome para Submarino (empresa). Em 2006 esses dois
sites Americanas.com e Submarino.com.br se
fundiram, criando, segundo analistas de mercado, uma empresa com 60% do mercado
on line brasileiro.
O crescimento no
número de compradores online sempre esteve diretamente relacionado ao aumento
das velocidades de conexão. Quanto mais rápida a largura de banda, maior a
probabilidade das pessoas comprarem pela Internet, uma vez que a experiência de
navegação fica mais agradável, mantendo as pessoas navegando por mais tempo e
por mais páginas. Além disso, as lojas virtuais podem explorar funcionalidades
tais como provadores virtuais, vídeos e fotos em alta definição, para aumentar
a conversão de suas vendas.
Tipos de comercio eletrônico
O comércio eletrônico é formado
por diversas modalidades:
- Business to Business (B2B): comércio praticado por fornecedores e clientes empresariais, ou seja de empresa para empresa;
- Business-to-consumer ou business-to-customer (B2C): é o comércio entre a empresa produtora, vendedora ou prestadora de serviços e o consumidor final, semobjetivo comercial;
- Consumer to Consumer (C2C): comércio eletrônico entre usuários particulares da Internet. A comercialização de bens ou serviços não envolve produtores e sim consumidor final com consumidor final, sem intermediários;
- Government to consumers (G2C): comercio entre governos ,estadual, federal ou municipal e consumidores, por exemplo, o pagamento de impostos, multas e tarifas públicas;
- Government to Business(G2B): negócios entre governo e empresas, por exemplo: as compras pelo Estado através da internet por meio de licitações, tomada de preços, etc.
Vantagens e Desvantagens
O comércio eletrônico apresenta
algumas vantagens em relação ao comércio tradicional. São elas:
- Exposição dos produtos: Um dos pontos positivos do comércio eletrônico é a exposição dos produtos, tanto a nível nacional quanto a nível internacional, sem a presença física da empresa. Apesar de ser uma vantagem quando comparado com o mercado tradicional, pode-se gerar certas expectativas por parte do cliente, que em alguns momentos não são atendidas.
- Comodidade: Uma das vantagens do comércio eletrônico é a comodidade oferecida aos clientes, pois conseguem efetuar as suas compras de qualquer lugar e em qualquer horário, basta ter o acesso a Internet. As transações em sua maioria acontecem de uma forma mais rápida, eliminando também o desperdício de tempo em se deslocar para adquirir os produtos.
- Agilidade nas relações: O comércio eletrônico possibilita que as relações entre consumidores e vendedores sejam realizadas de forma mais rápida. Além disso, as lojas ficam disponíveis a qualquer hora do dia
- Maior visibilidade das informações: Enquanto no comércio tradicional o cliente se baseia num conjunto limitado de informações (preço, qualidade do produto) para a tomada de decisões, o comércio eletrônico oferece a opção de uma análise rápida e abrangente de ofertas sem grandes esforços. Em contrapartida, somente clientes que possuem acesso à Internet podem se beneficiar.
- Análise mercadológica facilitada: As informações relevantes dos clientes permitem à empresa do varejo on-line desenvolver estudos que venham a entender de forma mais eficiente o comportamento de compra e o desenvolvimento de futuros produtos específicos para determinado grupo de clientes. Segundo Kotler e Armstrong (2003), a chave para conquistar e manter os clientes é entender as suas necessidades e seu processo de compra melhor do que os seus concorrentes e atribui mais valor. A empresa que se destaca no mercado é aquela que agrega valor com qualidade ao seu produto, visando a satisfação dos seus clientes.
Apesar das vantagens observadas
acima, o comércio eletrônico apresenta alguns problemas que necessitam ainda
ser superados, tais como:
- Fraude: apesar da Internet e das vendas on-line evoluírem a cada ano, ainda existe um número bastante expressivo de pessoas que utilizam a Internet somente como forma de consulta e não como um meio de adquirir produtos de uma forma mais prática. Isto se deve ao fato das informações disponibilizadas pelos clientes serem utilizadas de forma fraudulentas por terceiros. Sistemas de criptografia avançados estão reduzindo esse problema de forma bem significativa.
- Confidencialidade: a troca de informações entre fornecedores e compradores torna-se mais vulnerável por terceiros, que podem utilizá-las para outras finalidades sem autorização de ambas as partes.
- Confiança: por se tratar de uma transação à distância, tanto a empresa quanto o cliente não sabem se as informações são verdadeiras. No caso das transações tradicionais, o cliente conhece o local onde se encontra a empresa, caso tenha alguma dúvida ou reclamação.
Autor: Diego Coelho Andrade
Referencias:
http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/9973/9973_4.PDF
https://pt.wikipedia.org/wiki/Com%C3%A9rcio_eletr%C3%B4nico
https://pt.wikipedia.org/wiki/Com%C3%A9rcio_eletr%C3%B4nico
Muito boa essa postagem!
ResponderExcluirÓtimo conteúdo.