terça-feira, 22 de março de 2016

CRM


O que é CRM?



CRM (Customer Relationships Management) em português significa Gerenciamento da Relação com o Cliente. Então, CRM é um sistema integrado de gestão cujo foco é o Cliente. Este software especializado trabalha com o gerenciamento do relacionamento com os clientes através do conhecimento de seus hábitos, preferências, necessidades de consumo e expectativas. Sua principal função é auxiliar as empresas a fidelizar seus clientes e potenciais clientes para que alcancem sua satisfação total. O CRM também auxilia na relação da empresa com seus funcionários, parceiros e colaboradores.
Atualmente, diante do mundo globalizado que vivemos, as empresas buscam ganhar vantagens competitivas através da interação e proximidade com o cliente, procurando gerir a relação existente com eficácia. De acordo com Kotler (2011), hoje em dia as pessoas não compram apenas pela marca em si, mas pelo conceito global do produto, os consumidores estão mais preocupados em comparar os benefícios e valores gerados. Para que os clientes percebam os valores e benefícios gerados é fundamental manter relações fortes com os mesmos, aumentado a confiança e satisfação com o produto ou serviço.
No momento em que a empresa vai crescendo no mercado, se torna difícil ela saber as preferências, gostos de cada cliente. O CRM ajuda essa relação, ele irá armazenar todas informações necessárias sobre todos os clientes, para identificar o perfil do cliente e manter uma relação estreita na hora da compra, a empresa já sabe o que o cliente precisa e então oferece determinado produto ou serviço. Por exemplo um tênis, a empresa percebe que um determinado cliente compra tênis de seis em seis meses, e quando se aproxima desse período a empresa começa a oferecer tênis a esse cliente através de redes sociais, e-mail, etc. No entanto essa é uma ferramenta que se torna uma estratégia de negócio, que ajuda a fidelizar seus clientes.






Autor: Francisco Rubens de Oliveira Araújo

Referências:  

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